junho 21, 2008

"...adeus"

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos.
Era no tempo em que o teu corpo era um aquário.~
Era no tempo em que os meus olhos
eram os tais peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade:
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus

Eugénio de Andrade

1 comentário:

Unknown disse...

Oi! Vou aqui deixar o meu 1º comentário neste teu pequeno espaço. Sou tentado mesmo a dizer, no teu espaço secreto.
Ajulagr pela falta de informação da tua parte e, relação a isto. A menina que conhece o meu blog e nunca me falou do seu, né?! ai ai... :)
Do que li gostei. Até conhecia um pouco mais de ti, logo neste 1º post "Adeus".
Parebéns pelo blog, mas sobretudo por ti. Por ser quem és e por tudo isso ser consatante. Tal como a nossa amizade, curta (talvez) mas de uma constância saudável.

Miguel